Relações raciais e desigualdade no Brasil é o tema da coleção Consciência em Debate


A idéia do brasileiro cordial supõe uma vocação nacional para a convivência harmônica diante da desigualdade racial existente no país. Esse estereótipo, contudo, apenas esconde o modo de ser preconceituoso do brasileiro. O segundo livro da coleção Consciência em Debate, lançamento da Selo Negro Edições, trata desse universo. Em Relações raciais e desigualdade no Brasil (96 p., R$ 19,90), a pesquisadora Gevanilda Santos decifra o mito da democracia racial e denuncia o racismo que sempre permeou a sociedade brasileira. Com base na análise das bases sociais, econômicas, culturais e políticas do país, ela mostra como está estruturada essa desigualdade.


O livro apresenta o ponto de vista histórico das relações raciais e das desigualdades no Brasil. Da República Velha ao movimento negro contemporâneo, a autora esmiúça conceitos como “raça”, racismo e preconceito, desconstruindo idéias preestabelecidas. Ao longo da obra, destaca as diferenças existentes entre as desigualdades sociais e raciais e reafirma a necessidade de políticas públicas específicas para os negros. “Trata-se de uma referência para os jovens estudantes que precisam conhecer e debater a questão racial no Brasil”, afirma a pesquisadora.


Historiadora, Gevanilda vem se dedicando há quinze anos à realização de pesquisas sobre as desigualdades sociorraciais no país. Esse extenso trabalho serviu de base para a elaboração do livro, que traz novas reflexões sobre a importância do negro na história do Brasil e deverá, segundo a autora, ajudar a reeducar as relações raciais no país.


Com números atuais e análises apuradas, a pesquisadora mostra a exclusão do negro ao longo da história e como se construiu a identidade afro-brasileira. Dividida em seis capítulos, a obra aborda os números da desigualdade racial brasileira e a manifestação do preconceito no país; a República Velha e as relações raciais brasileiras; a era Vargas e o mito da democracia racial; as relações raciais no pós-guerra; a ditadura militar e o protesto negro; e as transformações simbólicas e concretas, incluindo os avanços na sociedade e na legislação antirracista e o movimento negro hoje.


De forma clara e didática, a autora aponta as mudanças reais e simbólicas ocorridas no país desde o final do século XIX e conclui que a educação antirracista é uma das soluções para promover a igualdade das relações sociais, a consciência política da diversidade histórica e o respeito às diferenças.


Consciência em Debate


A coleção Consciência em Debate, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, tem por objetivo debater temas prementes da sociedade brasileira, tanto em relação ao movimento negro como no que concerne à população geral.


A autora

Gevanilda Santos nasceu em Presidente Prudente, interior de São Paulo. É filha de migrantes negros nordestinos da cidade de Rio das Contas, região da Chapada Diamantina, Bahia. Em 1969, mudou-se para São Paulo, onde estudou em escolas públicas até concluir o ensino médio. Na década de 1980, graduou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1991, defendeu mestrado em Sociologia Política na mesma instituição. Atualmente, é professora universitária aposentada, dedicando-se a pesquisas sobre as desigualdades sociorraciais bra¬sileiras. Com diversos livros publicados, é membro da diretoria da Soweto Organização Negra, entidade paulista filiada à Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).


Título: Relações raciais e desigualdade no Brasil – Consciência em Debate

Autora: Gevanilda Santos

Coordenadora da coleção: Vera Lúcia Benedito

Editora: Selo Negro EdiçõesPreço: R$ 19,90

Páginas: 96

ISBN: 978-85-87478-38-2

Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890

Site: www.selonegro.com.br

Um comentário:

Renato Penco - UNIRIO disse...

Oi.

Me interessei pelo Livro.

Posso comprar aqui pelo Blog?

Encontro em qual Livraria do Rio?

No aguardo
Renato Penco
renatopenco@gmail.com