Trata-se de uma iniciativa do programa SESC Memórias, responsável por coletar, tratar e guardar a documentação produzida e acumulada pelo SESC SP, com o propósito de preservação e divulgação de sua história.
Ao longo dos anos, o SESC inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, destinadas a públicos de diversas faixas etárias e estratos sociais.
Compartilhar com o público especializado os métodos e técnicas utlizados pela instituição e difundir o valor dos Centros de Documentação ao público em geral, motivaram a criação deste ciclo de palestras.
Para que um número ilimitado de interessados, de diversas regiões do Brasil, tenha acesso ao programa, as palestras serão transmitidas ao vivo e estarão abertas à participação do público, que poderá opinar e debater com os palestrantes convidados. Questões, opiniões e experiências poderão ser enviadas, em tempo real, aos palestrantes, enriquecendo ainda mais o debate que acontecerá, então, sem fronteiras.
Programação dos Encontros SESC Memórias
25 de março, quarta-feira - das 16h às 18h
Arquivos ou Centros de Memória?
palestrante: Ana Maria de Almeida Camargo - Doutora em História pela Universidade de São Paulo, atua como docente de cursos superiores em disciplinas ligadas a Metodologia, Pesquisa Histórica e Organização de Arquivos.
30 de abril, quinta-feira, das 16h às 18h
Arquivística e Organização da Informação
palestrante: Johanna SmitMestre em Documentação pela École Pratique des Hautes Études (França) e doutora em Análise do Discurso pela Universidade de Paris-I. Leciona na Universidade de São Paulo desde 1981. Possui experiência em elaboração de vocabulário controlado.
28 de maio, quinta-feira, das 16h às 18h
Conservação de Acervos - Novos Paradigmas
palestrante: Maria Luísa Soares Chefe do Serviço de Preservação da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ).Especialista em conservação e restauração pela ICCROM - Roma (Itália). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Colúmbia (USA). Doutora em Conservação e Restauração pela Universidad Politécnica Valencia (Espanha).
25 de junho, quinta-feira, das 16h às 18h
Memória e Fotografia
palestrante: Solange Ferraz LimaMestra e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Trabalha no Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde 1990, atuando em especial aos temas ligados à Cultura Material e Visualidade.
30 de julho, quinta-feira, das 16h às 18h
Memória, identidade e diversidade
palestrante: José Carlos Sebe Bom Meihy Professor titular aposentado do Departamento de História Universidade de São Paulo. Especialista em História Moderna, Contemporânea e História Oral. Professor visitante em Stanford, Columbia e Miami University.
27 de agosto - quinta-feira, das 16h às 18h
Fontes de Pesquisa para a História Institucional
palestrante: Célia Reis Camargo Formada em História pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em História Social pela USP e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Atual Professor Assistente Doutor da Unesp e coordenadora do CEDEM-Centro de Documentação e Memória da mesma universidade.
24 de setembro - quinta-feira, das 16h às 18h
Difusão da Informação em Centros de Documentação e Memória: construção de um espaço de mediação entre acervo e público
palestrante: Simone Silva Fernandes Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), atua como Documentalista no Centro de Documentação e Informação Científica - CEDIC/PUC-SP.
22 de outubro - quinta-feira, das 16h às 18h
Vocabulários Controlados em Centros de Memória
[Assista aqui a transmissão ao vivo da palestra em 22/10] palestrante: Nair Yumiko KobashiDoutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, e Livre Docente pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), Universidade de São Paulo. Professora Doutora da Universidade de São Paulo - USP.
26 de novembro - quinta-feira, das 16h às 18h
Centros de Memória: Perspectivas
palestrante: Ana Maria de Almeida Camargo Os centros de memória têm assumido contornos cada vez mais bem definidos, ainda que neles se desenvolvam atividades baseadas em diferentes disciplinas. A partir da contribuição oferecida pelas palestras anteriores, é possível caracterizá-los como organismos de amplo alcance institucional e social. Com Ana Maria de Almeida Camargo, doutora em História pela Universidade de São Paulo, atua como docente de cursos superiores em disciplinas ligadas a Metodologia, Pesquisa Histórica e Organização de Arquivos.
• Vagas limitadas para participar presencialmente nos Encontros SESC Memórias
• As inscrições são feitas exclusivamente pelo email: sescmemorias@sescsp.org.br
O conteúdo das palestras já realizadas está à disposição no Portal SESCSP
para consulta sob demanda. Acesse!
Nenhum comentário:
Postar um comentário