colóquio sobre ciências da linguagem e didática de línguas

Evento também integra comemorações do aniversário da USP e de cooperação franco-brasileira

No âmbito das celebrações oficiais do Ano da França no Brasil, a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), organiza, entre os dias 19 a 21 de outubro, o colóquio internacional “Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de Cooperação Franco-Brasileira”. O evento, além de comemorar os 75 anos da universidade, também faz menção ao aniversário de três décadas de acordos entre a Cooperação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária e Científica com o Brasil (Cofecub).
A cerimônia de abertura ocorre na manhã do dia 19 de outubro, no auditório Professor Ariosto Milla, no prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo. Confirmaram presença a Reitora da USP, Suely Vilela, o cônsul-geral da França em São Paulo, Sylvain Itté, e o adido de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Patrick Dahlet, entre outros. O dia se encerra com uma apresentação do Coral da USP.
Durante o colóquio serão realizadas nove mesas-redondas, que tratarão desde temas institucionais até científicos. O primeiro grupo abordará o domínio das ciências da linguagem e os acordos de cooperação universitária. Já o segundo debate sobre questões relativas à identidade, construção do sentido, discursos sociais, socialização e educação a partir da atividade de linguagem, entre outros tópicos. No encerramento do encontro está prevista a realização da conferência “Plurilinguismos e (de) composições identitárias: epistemologia da turbulência”, apresentada por Patrick Dahlet.
“Trata-se de uma das principais manifestações acadêmicas do calendário oficial do Ano da França no Brasil. A francofonia exerce um papel integrador no mundo, por ser uma representante de valores como a democracia, a paz e os Direitos Humanos. Esse colóquio fomenta intercâmbios e debates centrados nas interações de duas línguas primas, mostrando ser uma iniciativa de espírito agregador”, afirmou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
O colóquio internacional “Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de Cooperação Franco-Brasileira” é realizado pela USP, através da Área de Francês do Departamento de Letras Modernas da FFLCH. Conta com o apoio da Capes, Cofecub, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Agence Universitaire de la Francophonie, da Universidade do Franche-Comté, do Governo do Brasil e da República Francesa. Conta também com parcerias da Air France e do Novotel.

Serviço:Cerimônia de Abertura do colóquio internacional “Ciências da Linguagem e Didática das Línguas: 30 anos de Cooperação Franco-Brasileira”
Local: Auditório Prof. Dr. Ariosto Milla – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) – Cidade Universitária – São Paulo
Data: 19 a 21 de Outubro, às 8h30
Inscrições: lindil.inscricoes@gmail.com

Nenhum comentário: