“A identidade brasileira: mito e literatura”

Café Filosófico da CPFL Cultura
convida




“A identidade brasileira: mito e literatura”
é o tema que será debatido no encontro com José de Paula Ramos Jr.

Ramos afirma que a identidade brasileira não é uma essência, mas o processo de construção de uma grande narração coletiva em que mito exerce papel decisivo. “Porque é o mito que consolida em lendas e figuras toda experiência mágico-fantástica do povo. Tudo que apavora, tudo que alegra fundamente o povo está no mito, em suas raízes. Ele narra, conta. Se não faz isso, as coisas se perdem por entre rezas, rituais, festanças, assombrações – coisas míticas também – mas o vento pode levar. Isso se evidencia na literatura, especialmente na obra de autores românticos e modernistas, que insistiram na providência do folclore, das festas rurais, no registro das façanhas caboclas... Todas dão perfil de nossa identidade. Mas o mito também tem o poder de destilar realidades nunca imaginadas antes e, neste sentido, ele não é só passado, mas vanguarda, nem só Brasil, mas universo. Idealizadora ou crítica, a literatura apropria-se do mito para reconstruir o imaginário nacional.”


Data: 18 novembro, quarta-feira, 20h30.


Local: Bar Tom Jazz - Av. Angélica, 2331 - Higienópolis, São Paulo (SP).Entrada franca - Não há necessidade de inscrição antecipada. Lotação por ordem de chegada (180 lugares)


o palestrante
Ramos é doutor em literatura brasileira e professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Dedica-se à pesquisa da fortuna crítica de Macunaíma, de Mário de Andrade, ao estudo da crítica textual e ao estabelecimento de texto para publicação de edições fidedignas de obras literárias como Várias histórias, de Machado de Assis (Ed Ateliê).

Participação também pela internetSe você desejar enviar perguntas sobre o tema da palestra - antes do debate ser realizado - basta escrever um e-mail com o assunto “Mito. O que esperar dos nossos ancestrais" para cpflcultura@cpfl.com.br que repassaremos as perguntas para o mediador do encontro.

O evento também é transmitido em tempo real no site www.cpflcultura.com.br/ . Siga: twitter.com/cpflcultura.
Próximo encontro: sempre às quartas-feiras, 20h30.
dia 25 nov: O mito da raça: em busca da pureza, com Demétrio Magnoli

Nenhum comentário: