Dia da Consciência Negra na Casa das Rosas

* Sugestão enviada por Simone Francischetti

A Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura oferece uma programação especial em homenagem aos afro-brasileiros, que tanto contribuem para a formação cultural do povo brasileiro, ao lado das comunidades indígenas, europeias e asiáticas. A programação conta com a apresentação do Sarau Chama Poética, do projeto Rimas de Zumbi e com show do Grupo Curima. Participe!

20 DE NOVEMBRO, 15H ÀS 22H

PROGRAMAÇÃO
15h - Rimas de Zumbi
Performance de grafite e teatro, com o projeto Rimas de Zumbi.

16h - Grupo Camiranga
"Camiranga é urubu. Um de pena marrom e cabeça vermelha, o que se arrisca. Sem a sua aprovação, nem larva come a carne. Injustamente malvisto e malfalado, como todo urubu, é mestre na arte de planar. Procura entre os cheiros que sobem da terra o que lhe cabe. Quando encontra, cumpre com majestade sua função na Terra, transformando carne podre em energia e vitalidade para voar, voar, voar..."

18h - Sarau Chama Poética: "Consciência Negra"
O sarau evoca a cultura afro-brasileira por meio da música e da poesia. Lula Barbosa, cantor e compositor, apresentará composições próprias e interpretará grandes cantores da MPB. O cantor, declamador e escritor José Domingos cantará, entre outras músicas, alguns dos afro-sambas de Vinícius de Morais e Baden Powell e declamará textos. O Grupo Poema Novo apresentará músicas e textos relacionados ao tema. Alex Dias e Fernanda de Almeida Prado dirigem o sarau e declamarão poemas como "Plantei-me qual raiz no solo arcano", de Antônio Lázaro de Almeida Prado; "Minhas Raças", de Alex Dias; "Eu me sinto grimpado", de Mário de Andrade, entre outros.

21h - Grupo Curima
O Grupo Curima faz uma releitura de canções da tradição afro-brasileira e também compõe curimbas (rezas cantadas), com base na vivência do intérprete Paulo Brito na cultura Yorubá e da diversidade musical de seus componentes. Este repertório popular e moderno é explorado numa visão contemporânea dos cantos aos Orixás, com a marca da simplicidade e espiritualidade presentes nesse universo musical. www.myspace.com/grupocurima.
SERVIÇO
"Dia da Consciência Negra"
20 de novembro, 15h às 22h
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura Avenida Paulista, 37 Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Tel.: (11) 3285-6986 (11) 3285-6986 www.casadasrosas-sp.org.br Estacionamento conveniado Patropi: Al. Santos, 74 Dúvidas, críticas e sugestões: contato@poiesis.org.br Twitter: @casadasrosas

Nenhum comentário: