A BALADA LITERÁRIA chega ao quarto ano e comemora em grande estilo. E com grande literatura. É quase uma centena de artistas, nacionais e internacionais, em mesa de debate, em mesa de bar, no palco, trocando ideias, festejando lançamentos.
O homenageado desta edição é o escritor paulistano JOÃO SILVÉRIO TREVISAN, que acaba de lançar, pela Editora Record, o romance Rei do Cheiro. “Sempre fazemos um brinde a um autor vivo, que julgamos importante para o espírito-clima da Balada”, diz o escritor pernambucano Marcelino Freire, criador e organizador do evento, ao lado da Livraria da Vila e com o apoio do SESC Pinheiros, da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, do Centro Cultural b_arco, do Itaú Cultural e dos bares Mercearia São Pedro e Ó do Borogodó. E que, desde 2006, já reuniu, entre outros, Adélia Prado, Angeli, Antonio Cândido, Chico César, Cristovão Tezza, David Toscana, Efraim Medina Reyes, Fernando Bonassi, José Luandino Vieira, José Miguel Wisnik, Luis Fernando Verissimo, Mario Bellatin, Moacyr Scliar, Paulo Lins, Sérgio Sant’Anna e Tony Belotto.
Desta vez, de 19 a 22 de novembro, estarão na Vila Madalena Mário Prata, João Gilberto Noll, Marcelo Coelho, José Luís Peixoto, Francisco Alvim, Márcio Souza, Reinaldo Moraes, Raimundo Carrero (que também coordenará uma oficina de criação), Michel Melamed, Lira Neto, Chacal, etc.
Na sexta, 20 de novembro, haverá, no auditório do SESC Pinheiros, um show com o jovem pianista pernambucano Vitor Araújo e com os cantores Fabiana Cozza e Rubi, numa homenagem ao Dia da Consciência Negra e aos 50 anos de carreira de João Ubaldo Ribeiro, que aparecerá na RESSACA LITERÁRIA, que sempre acontece logo após a Balada (veja programação a seguir).
Também, no domingo, dia 22, está programada uma mesa em homenagem a Lygia Fagundes Telles, marcando o relançamento de toda a sua obra, iniciado este ano.
De novidades para esta edição, Freire destaca a presença de dois autores venezuelanos, marcando um começo de parceria: “o escritor Santiago Nazarian irá a Caracas no comecinho de novembro participar de uma minibalada literária que rolará por lá. No ano que vem, esse intercâmbio se fortalecerá e a nossa Balada, inclusive, ganhará edições em outras capitais brasileiras”, promete o anfitrião.
Acompanhe a programação em: http://baladaliteraria.zip.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário