Editora Unesp publica 44 livros eletrônicos inéditos com pesquisas da universidade

A Fundação Editora da Unesp (FEU) lançou no dia 11/03 a Coleção Propg Digital, com 44 obras inéditas em formato digital, das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
As obras foram publicadas sob o selo Cultura Acadêmica, que também inaugurou seu site próprio: www.culturaacademica.com.br. De acordo com a Unesp, esta é a primeira vez que uma universidade brasileira, com base no conteúdo de suas pesquisas, concebe um programa de publicações de livros originalmente previstos para o formato digital, com acesso gratuito.
A ação é resultado de uma parceria entre a editora e a Pró-Reitoria de Pós Graduação (Propg). “O programa é um marco no mercado livreiro e deve dar ainda mais visibilidade para a pós-graduação da Universidade, que já é a segunda maior do país em número de programas”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge. José Castilho Marques Neto, diretor presidente da FEU, complementa informando que “apenas entre ontem [10 de março] e hoje, as publicações já foram baixadas por quase mil usuários”. O projeto prevê a publicação de 600 livros eletrônicos em dez anos. Em 2010, serão selecionados e editados 58 novos títulos.
E o programa vai além de tornar a produção acadêmica disponível ao público. Segundo Jézio Hernani Bomfim Gutierre, editor executivo da Editora da Unesp, “estamos oferecendo algo novo, um e-book de acesso livre, numa linguagem mais acessível do que o discurso científico de origem”. O projeto também não se limita a digitalizar obras prontas, como já é comum no mercado editorial. A coleção inteira foi originalmente pensada no formato de livro eletrônico.
O repertório de estudos acadêmicos à disposição é variado: no site http://www.culturaacademica.com.br/ há, entre outros, livros sobre educação, chuvas e massas de ar no Mato Grosso so Sul, Indexação de Livros, Direito Agrário, Tecnologia e Gestão Pública Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: