CAIXA CULTURAL SÃO PAULO PATROCINA ENCONTROS SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

A temática será a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena (lei 11645/08) na grade curricular das escolas.

A Caixa Cultural São Paulo sedia e patrocina entre 17 e 19 de março de 2010 uma série de três encontros cuja temática é: Negros, Índios e o Brasil - Diálogos na Cultura, que tem como curadores/mediadores os professores da USP Ana Mae Barbosa e Dennis de Oliveira.
As palestras são gratuitas e têm como público-alvo professores do ensino médio e fundamental de escolas (públicas e particulares) e educadores. A temática será a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena (lei 11645/08) na grade curricular das escolas.
Acompanhando toda a evolução da aplicação da lei no âmbito escolar desde o início, conhecendo o material teórico encaminhado pelo MEC aos professores e identificando as causas do porquê de a lei ainda não ter a abrangência necessária, os curadores Dennis de Oliveira e Ana Mae Barbosa propõem uma ação prática: o que fazer e como abordar o assunto dentro da sala de aula para crianças e adolescentes, criando atmosferas em que reconheçam a influência destas culturas na vida diária?





Para isto os curadores propõem o desenvolvimento do trabalho tendo a cultura visual como foco, extrapolando a sala de aula e colaborando para um maior entendimento da diversidade, ganhando o cotidiano de professores/educadores e alunos, trabalhando a tolerância às diferenças e contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento de uma identidade brasileira.
Além da fala dos especialistas, o foco deste projeto é a aplicação de dinâmicas com atividades em que o professor estabeleça uma relação direta com os temas, com abordagens práticas para a aplicação em sala de aula. Para conduzir esta parte dos encontros, foram convidados profissionais atuantes nas área pedagógicas, com conhecimento profundo das questões implícitas nas temáticas e autores de cursos e oficinas de sucesso.
Haverá conferências diárias com um especialista em cada um dos temas, seguidas de uma dinâmica de grupo em que os presentes elaborarão propostas de atuação em sala de aula com base na temática discutida e, finalmente, a apresentação destas propostas comentadas pelo especialista. O objetivo do ciclo não é apenas socializar informações a respeito destas temáticas, mas contribuir para a discussão de uma ação pedagógica que dê conta dos objetivos desta legislação.



Sobre os encontros


Abrindo o evento, Ana Mae e a pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP), Lisy Sallum, abordarão as questões sobre a cultura visual implícitas nas duas culturas. No segundo dia a temática afro-brasileira vem à tona com a participação de Dennis de Oliveira e Hélcio Barbosa - que é responsável pela coordenação de cursos de formação para professores sobre a Lei 11.645/08 para a Secretaria Municipal de Cotia.





E para encerrar, no terceiro dia, o artista plástico, escritor, pesquisador e idealizador do Museu do Indio em Embu das Artes, Valdemar de Andrade e Silva e o mediador Dennis de Oliveira, apresentam a cultura indígena e seus simbolismos.

O evento contará com o apoio institucional do Celacc - Centro de Estudos Latino Americano de Cultura e Comunicação da ECA/USP.

As inscrições são gratuitas e aceitas até o limite de 60 vagas para cada dia. Os interessados podem inscrever-se pelo e-mail inscrição.sp@uol.com.br





Programação do evento em São Paulo:


Dia 17/03 das 13:30 às 17:30h - Cultura Visual no Brasil influenciada pelas culturas indígena e afro-brasileira


Mediação: Ana Mae Barbosa


Especialista: Lisy Salum

Dia 18/03 das 13:30 às 17:30h - História e Cultura Afro-brasileira e suas influências na cultura do Brasil


Mediação: Dennis de Oliveira


Especialista: Hélcio Barbosa





Dia 19/03 das 13:30 às 17:30h - História e cultura indígena e suas influências na cultura do Brasil


Mediação: Dennis de Oliveira


Especialista: Valdemar de Andrade e Silva





SERVIÇO:


Negros, Índios e o Brasil - Diálogos na Cultura



Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111


Datas: de 17 a 19 de março de 2010


Horário: quarta e sexta-feira das 13:30 às 17:30 (vide programação)


Inscrições: inscrição.sp@uol.com.br


Entrada: franca Recomendação etária: livre


Informações - Tel: (11) 3321-4400 (11) 3321-4400 Patrocínio: Caixa Econômica Federal
E-mail : cultura.sp@caixa.gov.br

Nenhum comentário: