Tariq Modood no próximo encontro do Fronteiras Braskem do Pensamento

O paquistanês residente na Inglaterra Tariq Modood é o palestrante do próximo encontro, que será na terça-feira, 28 de outubro, às 20h, no Auditório Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo. Modood, que é uma das principais autoridades em questões étnicas, abordará o tema Multiculturalismo, etnicidade e integração: desafios contemporâneos.

No final de 2006, a palestra do historiador inglês Paul Kennedy lançou a pedra fundamental do que viria a ser o Fronteiras Braskem do Pensamento.Durante todo o ano de 2007, 26 conferências permitiram a Porto Alegremergulhar nas questões mais agudas da contemporaneidade. As conferênciasatraíram mais de 26 mil acessos ao auditório da Universidade Federal do RioGrande do Sul com os temas arte, cultura, mundo e pensamento.

Em 2008, 25 conferencistas contribuíram com a reflexão sobre A arte e a linguagem nacultura contemporânea. Simultaneamente o projeto chegou a Salvador e oteatro Castro Alves tornou-se um lugar de efervescência de idéias, de produção de pensamento e de novos modos de olhar o presente. Sociólogo paquistanês, teórico do multiculturalismo, Tariq Modood é fundadore diretor do Centro de Pesquisa para o Estudo da Etnia e Cidadania da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Autor de Church, state and religiousminorities (PSI, 1997), Modood é uma das principais autoridades em questões étnicas, à frente de projetos envolvendo capital social e gênero,identidade nacional e religião, educação superior e globalização. Suas pesquisas focam temas como a teoria e a política do racismo, a igualdade racial,multiculturalismo e secularismo, com especial referência aos muçulmanosbritânicos asiáticos.

Em conjunto com colegas de diferentes países, é um dos diretores do Leverhulme Programme on Migration and Citizenship, que analisa oito situações distintas quanto às migrações dos seres humanos e suas conseqüências para a sociedade. O sociólogo também é criador e co-editordapublicação Ethnicities, que analisa questões sociológicas e políticas relacionadas a etnias, nacionalismo e direitos das minorias. Em 2001,recebeu o título MBE (Member of the Order of the British Empire), e em 2004foi eleito para a Academy of Social Sciences.

No mês de novembro, o Fronteiras Braskem do Pensamento irá receber, em SãoPaulo, o historiador britânico especialista em Revolução Francesa, Simon Schama. Schama ficou conhecido por suas séries de documentários para a redede TV britânica BBC e é professor de História e História da Arte naColumbiaUniversity, nos Estados Unidos.

O Fronteiras Braskem do Pensamento atravessa mais uma fronteira e consolidao projeto na maior cidade do hemisfério sul, São Paulo, metrópolebrasileiramais influente no cenário nacional e global. As duas primeiras conferênciasse realizaram na Pinacoteca do Estado, e agora a sede é o Centro CulturalSão Paulo, sempre com o tema Arte, etnicidade e culturas urbanas. Em 2009, oevento será realizado no Memorial da América Latina.

Acesse site www.fronteirasdopensamento.com.br e faça seu cadastro parareceber as informações do Fronteiras Braskem do Pensamento 2009 em SãoPaulo.

O QUÊ: Tariq Modood em Fronteiras Braskem do Pensamento.
QUANDO: Dia 28 de outubro, terça-feira, 20h.
ONDE: Auditório Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro,1000 – Bairro Paraíso), em São Paulo.
QUANTO: Entrada franca
INFORMAÇÕES: www.fronteirasdopensamento.com.br INSCRIÇÕES: 11 5633.4741 e fronteirasdopensamento@teleeventos.com.br

Nenhum comentário: