FEIRA AFRO DO PAISSANDU/SP

Em alguns sábados vai rolar esse evento no largo do Paissandu, no centro, em sampa, ao lado da igreja do Rosário dos Homens Pretos.
A feira afro é um espaço para exposição de vários tipos de artigos.

dia 20 de setembro
dias 11 e 25 de outubro

das 9h às 17h

Se for até lá, lembre de levar um livro e um brinde para casa.

Em Salvador vão acontecer a QUARTINHAS DE ARUÁ e o CARURU DOS SETE POETAS:

QUARTINHAS DE ARUÁ:
Encontro sobre a literatura infanto-juvenil
No mês em que a cultura afro-baiana celebra o universo infantil, através do tradicional caruru de Cosme e Damião, o Projeto “QUARTINHAS DE ARUÁ – encontros de Literatura Negra”, terá como tema a Literatura Infanto-Juvenil. O encontro literário acontecerá no Cine Teatro Solar Boa Vista de Brotas, dia 24 de setembro a partir das 17h. Para falar sobre o tema, foram convidadas as pesquisadoras Mária Anória Oliveira, Cláudia Alexandra Santos e Luiza Passos. As professoras abordarão a importância da literatura infantil para a eliminação de estereótipos e preconceitos.

Além do tradicional debate sobre a produção literária afro-brasileira e a performance de poetas e artistas, regado à bebida aruá, este mês, os coordenadores das Quartinhas, Landê Onawalê e Jocélia Fonseca oferecerão uma oficina literária gratuita para as crianças presentes. O objetivo é despertar nas crianças o gosto pela escrita e pela poesia. Toda produção da oficina será apresentada, à noite, no sarau literário.

Realizado toda última quarta-feira, de cada mês, o Projeto Quartinhas de Aruá é uma atividade que reúne poetas, escritores, artistas de outras linguagens, bem como pessoas interessadas em arte e literatura, e tem como finalidade principal estimular a produção e circulação da literatura feita por autoras e autores negros ou que tenham como tema e referência a cultura negra.

SERVIÇO
O QUÊ? Quartinhas de Aruá – encontros de literatura negra
QUANDO? 24 de setembro (quarta-feira), a partir das 17h.
ONDE? Cine-Teatro Solar Boa Vista de Brotas, Parque Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas – Próximo à antiga Prefeitura, atual Secretaria Municipal de Educação.

CARURU DOS SETE POETAS
No dia 27 de setembro tem recital de poesia com Éle Semog, Hélio de Assis, Jocélia Fonseca e outros na igreja do Rosarinho – Cachoeira

Rádio – Salve, povo.
Convidamos pra escutar a série “Nas Ruas da Literatura”, que vai de agosto a outubro pro vento e pros ouvidos, pela Rádio USP - FM 93,7. Sábados e domingos, das 11 ao meio-dia.

Escritores abordados e chamegados:
* 13/09 - Solano Trindade e Contos populares de Angola
* 14/09 - Noêmia de Souza (Moçambique) e Eduardo Galeano (Uruguai)
* 20/09 - João Antônio e Aimé Cesaire (Martinica)
* 21/09 - Leandro Gomes de Barros -” o príncipe do cordel”, e Nicholas Guillén (Cuba)
* 27/09 - Hilda Hilst e Pablo Neruda (Chile)
* 28/09 - Jofre Rocha (Angola) e Waly Salomão
*04/10 - Affonso Romano de Santanna e Mitos indígenas de criação do mundo
*05/10 - Gioconda Belli (Nicarágua) e Contos populares de Angola

Poesia e prosa da literatura africana, latino-americana, antilhana, nordestina e negra brasileira.
No galope de cuícas e calimbas, no colo de atabaques e berimbaus, violas e flautas, os textos dessas canetas cabulosas trazem fontes que a Literatura oferece pra ouvir e destampar a imaginação, rachar as cascas do cerebelo, adubar a consciência e a sola. Ê literatura… faísca e modela mais nossa compreensão, dá azeite pras tramelas, lágrima adoçando a bochecha, profecias marotas. Que mais?

Versos e contos alinhados a princípio em papel, agora nessa praia entre a beira do caderno, o mar da biblioteca e o rio do rádio.

É pra essa bacia sem fundo , na arterage e na mocambage da palavra, que te chamamos pra chegar e tomar banho de canequinha. Meia hora de cada autor, dois a cada sábado, a cada domingo. Das onze ao meio-dia.

A série “Nas Ruas da Literatura” ganhou o PAC/2006 da Secretaria Estadual de Cultura de SP, categoria “Programas de Áudio para Promoção da Literatura” e chega à Rádio USP depois de alguns chutes no traseiro, das rádios que sorriam dizendo que o projeto era “maravilhoso” antes de dizer que lamentavelmente não tinha “potencial comercial”, escolhendo pras suas prateleiras o que o jabá permite, na frequência do mesmo medíocre do mesmo

E depois do nosso programa ( e após a sobremesa salgada, hora obrigatória, brincadeira amarga dos candidatos a vereador), depois vem o clássico programa “O Samba pede passagem”, de Moisés da Rocha.

Você pode encontrar Cadernos Negros Melhores Poemas e Orukomi em alguns endereços:
São Paulo:
- Museu Afro Brasil - Parque do Ibirapuera - São Paulo
- na livraria do Espaço Unibanco de Cinema. R. Augusta, 1.475.
Tel.: (11) 3141-2610

Salvador:
- na Livraria Multicampi - R. Direita da Piedade, 20 - Tel.: (71) 2101-8000
- livraria Civilização Brasileira dos shoppings Barra e Iguatemi

Belo Horizonte:
- NANDYALA Livraria & Editora - Avenida do Contorno, 6.000 - Loja 01 - Savassi - BH - Contatos: (31)3281-5894 ou nandyala@nandyalalivros.com.br;
Rio de Janeiro:
- Kitabu - R. Joaquim Silva, 17 - Lapa
(21) 8887-0576

Em Brasília:
- Afro Nzinga - Shopping Venâncio 2000 (61) 3322-3982 / 3321-3792

Nenhum comentário: