"Contando Machado de Assis"

O ator José Mauro Brant interpreta dois contos machadianos costurados por trechos de Dom Casmurro


A Caixa Econômica Federal patrocina monólogo em homenagem ao centenário da morte, e aos 170 anos do nascimento (em 2009) de Machado de Assis (1839-1908), que acontece gratuitamente no centro da capital paulista entre os dias 12 e 15 de agosto de 2010, de quinta a sábado às 19h e domingo às 18h.

O diretor Antonio Gilberto junta-se novamente ao ator José Mauro Brant (indicado ao prêmio “Shell” de melhor ator em 2007 por "Federico Garcia Lorca – Pequeno Poema Infinito"), desta vez para mergulhar no universo machadiano: “Contando Machado de Assis”. O espetáculo traz para o palco dois contos de Machado: “Missa do Galo” (1893) e “Mariana” (1891), costurados por trechos de Dom Casmurro, preservando e usando como material dramático toda a estética do nosso escritor maior. Os contos não sofreram nenhuma adaptação.

No palco, um exercício de narração cênica, onde a palavra viva convida o público a se deleitar não só com o complexo universo psicológico das obras encenadas, mas também com a escrita desse gênio da literatura brasileira.

A realização do espetáculo "Contando Machado de Assis", celebra a obra do nosso escritor maior, promovendo o incentivando sua leitura, numa linguagem teatral que aproxima o público da voz do autor que pintou com suas palavras um retrato definitivo e universal do homem brasileiro do século XIX.

Sinopse

MISSA DO GALO – O texto conta a história de Nogueira, um rapaz de dezessete anos que vem ao Rio de Janeiro estudar e hospeda-se na casa do escrivão Menezes, que foi casado em primeiras núpcias, com uma prima sua, agora, casado com Conceição. A ação se passa na véspera de Natal, quando Menezes sai de casa para encontrar com sua amante. Nogueira fica lendo na sala de estar, aguardando um amigo para irem à Missa do Galo. Enquanto espera, Conceição vai ao seu encontro e a sala vira o palco de um diálogo enigmático. “Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos...”

MARIANA - Evaristo volta ao Brasil depois de dezoito anos de ausência. Ao chegar tem o irremediável desejo de rever um grande amor do Passado. “Que será feito de Mariana?”. O reencontro mistura memória e fantasia, resultando num grande mistério.

Serviço

Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111
De 12 a 15/08
De quinta a sábado às 19h e domingo às 18h

Nenhum comentário: