África e Brasil: um diálogo literário que resiste fronteiras

No II Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, a temática do evento esse ano é: "África e Brasil: um diálogo literário que resiste fronteiras".


O evento visa divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos alunos da FCL/Assis sobre a cultura e a literatura africanas, bem como as produções brasileiras que tenham ligação com a Àfrica. Será também um espaço aberto a trabalhos de alunos de outras instituições universitárias.

A cultura africana, em caso especial a produção literária em língua portuguesa, ocupa hoje um lugar de destaque no cenário mundial. Nomes como Mia Couto (Moçambique), Luandino Vieira (Angola), Germano Almeida (Cabo Verde) são alguns dos autores africanos de língua portuguesa que gozam de grande prestígio no meio artístico. O Brasil tem recebido os escritores e poetas africanos com muito carinho, em razão da própria cultura e literatura brasileiras apresentarem muitos elementos oriundos daque continente. No I Simpósio discutiu-se muito sobre as relações entre Africa e Brasil e os resultados foram francamente positivos. Neste II Simpósio pretende-se ampliar as discussões, trazendo especialistas ligados à antropologia e à história.
Serão dois dias de intensas atividades como: minicursos, palestras, mesas redondas, exibição de filme, e o Sarau de poesias africanas de língua portuguesa e afro-brasileira.

Serviço
II Simpósio de Literaturas Africanas de L. Port.

Data: 23/09/2010 a 24/09/2010
Hora: manhã 9-12hs;tarde 14-18hs;noite 19-22hs
Local: Salão de Atos, em Assis - SP
Informações: http://www.assis.unesp.br/noticia1.php?id=888

Nenhum comentário: