Retratos do Brasil Negro


A Selo Negro Edições promoverá em outubro o lançamento das coleções Retratos do Brasil Negro e Consciência em debate.
No dia 6 de outubro (terça-feira), das 18h30 às 21h30, a coordenadora das coleções, Vera Lúcia Benedito, e autores recebem amigos e convidados no piso térreo da Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, em São Paulo. A livraria fica na Av. Paulista, 2.073.


No dia 8 de outubro (quinta-feira), das 19 às 22 horas, o lançamento da coleção Retratos do Brasil Negro será no Rio de Janeiro, na Livraria Argumento (Leblon). A livraria fica na Rua Dias Ferreira, 417.


A coleção Retratos do Brasil Negro tem o objetivo de abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra. A primeira biografia da coleção, escrita pelo jornalista Oswaldo Faustino, é de Nei Lopes, um brasileiro comprometido com sua terra e com a cultura de seu povo. Já a segunda biografia, da jornalist a Rosane Borges, contempla a história de Sueli Carneiro, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Abdias Nascimento, o terceiro biografado da coleção, é um dos maiores pensadores negros do mundo. No livro, a jornalista Sandra Almada recupera a vida e a obra desse dramaturgo, ator, acadêmico, político, artista plástico, poeta e militante reconhecido internacionalmente, resgatando as origens de sua combatividade.


A coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Os primeiros volumes da coleção são Relações raciais e desigualdade no Brasil, onde a autora Gevanilda Santos apresenta o ponto de vista histórico das relações raciais e das desigualdades no Bra sil, começando no século XIX e chegando aos dias de hoje, e mostra novos caminhos para uma educação antirracista, e Políticas públicas e ações afirmativas, onde o autor Dagoberto José Fonseca revisa as principais políticas públicas que marcaram nosso país - do período colonial aos dias de hoje - e faz uma análise acurada que permite ao leitor entender parte das reivindicações da população negra brasileira, que busca a implementação de ações afirmativas no país.
Clique aqui para saber mais sobre a coleção Retratos do Brasil Negro.
Clique aqui para saber mais sobre a coleção Consciência em Debate.
.
SELO NEGRO EDIÇÕES

Nenhum comentário: