Ruy Castro e Paulo Lins exploram o universo da literatura na TV Cultura


Programa Letra Livre reúne os consagrados escritores nesta quarta, dia 11


Um é considerado o marco da prosa contemporânea brasileira. O outro é autor de biografias de alguns dos personagens mais interessantes da história. O escritor Paulo Lins, autor do livro Cidade de Deus, e o jornalista Ruy Castro, que se notabilizou pelas biografias como as do craque Garrincha e da cantora Carmen Miranda, são os convidados da edição de fevereiro do programa Letra Livre, que vai ao ar na TV Cultura nesta quarta-feira (11/02), às 23h10 com apresentação do jornalista e crítico literário Manoel da Costa Pinto.

Jornalista que transita com igual talento pela crônica e pela reportagem, Ruy Castro é autor de biografias de algumas das personagens mais marcantes da cultura brasileira, incluindo a do dramaturgo Nelson Rodrigues. Trabalhou na revista Manchete, Jornal do Brasil, Correio da Manhã e Pasquim (tablóide de humor que se tornou foco de resistência ao regime militar). Recentemente, lançou Era no tempo do rei – um romance histórico que tem como fio condutor a chegada da corte portuguesa ao Brasil, há 200 anos.

Com apenas um livro publicado, mas com muita estrada na literatura, o carioca Paulo Lins tornou-se um marco da prosa contemporânea brasileira. Cidade de Deus, romance lançado em 1997, inovou ao retratar a favela carioca do ponto de vista de quem conviveu de perto com essa realidade. Adaptado para o cinema pelo diretor Fernando Meirelles, a obra fez de Paulo Lins um escritor conhecido internacionalmente. Em seu segundo romance – anunciado para este ano e com o título Desde que o samba é samba é assim – Paulo Lins aborda esse universo de um outro ângulo, mostrando como a música tornou-se elemento de inclusão social do negro no Brasil.

Mensal, o programa Letra Livre promove grandes encontros com escritores consagrados, que tem a oportunidade de confrontar suas idéias, expor opiniões e oferecer ao público um rico conteúdo literário. Levados ao ar na primeira segunda-feira de cada mês, os debates levantam questões importantes relacionadas à literatura contemporânea, bem como sua relação com a sociedade.

Nenhum comentário: