Leitura dramática de Rasga Coração

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) apresenta quarta-feira (11/2), às 20h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, a leitura dramática da peça "Rasga Coração", de Oduvaldo Vianna Filho - o Vianinha. Com entrada gratuita, o evento faz parte da programação do Projeto Arena 2008, que reconstitui o espaço do Teatro Eugênio Kusnet como um centro de experimentação de linguagem, de discussão e reflexão sobre as dramaturgias brasileira e latino-americana.
Sob direção geral de José Renato, que em 1955 esteve à frente da fundação do Arena, o projeto faz uma revisão crítica da obra de Vianinha, um dos principais autores revelados nos Seminários de Dramaturgia promovidos pelo Arena nos anos 1960.
Além da leitura dramática dos textos de Vianinha "Papa Highirte" (já realizada em 28 de janeiro) e "Rasga Coração", a programação do projeto abrange a montagem da peça Chapetuba F. C., também de Vianinha, em cartaz até 15 de fevereiro no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Haverá, ainda, um bate-papo sobre futebol nesta quinta-feira, dia 12, às 23h (logo após o espetáculo), com os jornalistas esportivos Roberto Avallone e Soninha Francine, o craque de futebol Leivinha e o presidente eleito do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo.
A leitura de Rasga Coração, nesta quarta-feira, tem direção de José Renato e elenco composto por Álvaro Gomes, Elis Meneses, Emerson Natividade, Fernanda Sanches, Flávio Kenna, João Ribeiro, Melina Menghini, Pedro Monticelli e Vinicius Meloni, escolhidos pelo diretor em seleção pública que envolveu 742 currículos. Participam, também, os atores convidados Francarlos Reis, Marcelo Hessel,Tim Urbinatti, e Zecarlos Machado.
Sobre a peça
Texto premiado pelo VI Concurso de Dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro em 1974, "Rasga Coração" é a última e uma das mais consagradas obras de Vianinha, que não chegou a vê-la nos palcos. Censurada pela ditadura militar, a peça circulou por muito tempo apenas por meio de cópias datilografadas, e recebeu sua primeira montagem somente em 1979, cinco anos depois da morte do autor, com direção do ator e dramaturgo José Renato e Raul Cortez no papel
principal.
"Rasga Coração é a história de Manguari Pistolão, lutador anônimo, que depois de quarenta anos de luta por aquilo que ele acha novo, vê o filho acusá-lo de conservadorismo, antiguidade, anacronismo. Para investigar essas razões, a peça ilumina quarenta anos de nossa vida política, mostrando a repetição do conflito do verdadeiramente novo. Este conflito se dá na percepção de gerações diferentes mas, principalmente, estala dentro de cada geração, e é dentro de cada uma delas que se define", analisa o próprio Vianinha, no prefácio que dedicou à obra.
O que: Leitura dramática de Rasga Coração, de Vianinha
Quando:quarta-feira (11/2), às 20h
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima, 94 – Consolação, tel: 3256-9463. Capacidade 99 lugares.
Entrada franca

Nenhum comentário: