O Programa Fábricas de Cultura


O Fábricas de Cultura (Programa Cultura e Cidadania para a Inclusão Social – PCCIS) realiza ações artístico-culturais destinadas a crianças e jovens, entre 7 e 19 anos, moradores em nove distritos com baixos indicadores sociais da Capital. O Programa foi implantado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que obteve financiamento do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de apoio do Fundo Especial Japonês.


As regiões de atuação foram escolhidas a partir de pesquisa realizada pela Fundação SEADE, que desenvolveu especialmente para este trabalho o Índice de Vulnerabilidade Juvenil - IVJ, composto por indicadores que influem nas condições de vida dos jovens. Os distritos selecionados foram: Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá (zona leste); Brasilândia, Cachoeirinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul).


Nove Centros Fábricas de Cultura serão construídos, um em cada distrito: esses espaços culturais, com cerca de quatro mil metros quadrados, foram concebidos para abrigar e promover formação em diversas áreas artístico-culturais, contando com salas especiais de teatro, dança, música, circo, artes visuais, multimeios e biblioteca.


Para fortalecer e enraizar o Programa nas comunidades, as ações são feitas por intermédio de ONGs e associações socioculturais daquelas localidades, as chamadas EAs (Entidades Associadas). Neste sentido de força conjunta, a cooperação entre Estado e Município viabiliza parcerias com os CEUs (Centros Educacionais Unificados) e o CCJ (Centro Cultural da Juventude) para a realização da programação.


As áreas administrativa, contábil, jurídica, institucional, técnico-cultural, programática, de produção e de acompanhamento e avaliação contam com a Unidade de Gerenciamento do Programa - UGP. Nesta estrutura estão ainda os Agentes Culturais — um profissional para cada um dos nove distritos —, que coordenam localmente todas as ações que formam a rede sociocultural do Programa, integrando as Entidades Associadas, as famílias dos participantes e as demais instituições parceiras.
http://www.fabricasdecultura.sp.gov.br/

Nenhum comentário: