Carteira de identidade


Registra-me!

sou árabe

sou árabe

número de minha identidade é cinqüenta mil

tenho oito filhos

e o nono... virá logo depois do verão!

vais te irritar por acaso?

Registra-me!

sou árabe

trabalho com meus companheiros de luta

em uma pedreira

tenho oito filhos

arranco pedras

o pão, as roupas, os cadernos

e não venho mendigar em tua porta

e não me dobro

diante das lajes de teu umbral

vais te irritar por acaso?

Registra-me!

sou árabe

meu nome é muito comum

e sou paciente

em um país que ferve de cólera

minhas raízes...

fixadas antes do nascimento dos tempos

antes da eclosão dos séculos

antes dos ciprestes e oliveiras

antes do crescimento vegetal

meu pai... da família do arado

e não dos senhores do Nujub¹

e meu avô era camponês

sem árvore genealógica

minha casa

uma cabana de guarda

de canas e ramagens

satisfeito com minha condição

meu nome é muito comum

Registra-me

sou árabe

sou árabe

cabelos... negros

olhos... castanhos

sinais particulares

um kuffiah² e uma faixa na cabeça

as palmas ásperas como rochas

arranharam as mãos que estreitam

e amo acima de tudo

o azeite de oliva e o tomilho

meu endereço

sou de um povoado perdido... esquecido

de ruas sem nome

e todos os seus homens... no campo e na pedreira

amam o comunismo

vais te irritar por acaso?

Registra-me

sou árabe

tu me despojaste dos vinhedos de meus antepassados

e da terra que cultivava

com meus filho

se não os deixastes

nem a nossos descendentes

mais que estes seixos

que nosso governo tomará também

como se diz

vamos!

escreve

bem no alto da primeira página

que não odeio os homens

que eu não agrido ninguém

mas... se me esfomeiam

como a carne de quem me despoja

e cuidado... cuida-te

de minha fome

e minha cólera.


Poeta Palestino Mahmoud Darwich (1941-2008)

1 Célebre tribo da Arábia

2 Lenço com desenhos quadriculados, usado para cobrir a cabeça e que tornou-se símbolo nacional palestino pela liberdade e independência.

Originariamente, esse lenço é usado pelos camponeses para protegerem a cabeça durante o trabalho no campo.

Nenhum comentário: