LITERATURA: POR QUÊ?

SEMINÁRIO LITERATURA: POR QUÊ? - DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES

27 a 29 de maio de 2010 - SESC Santos

Nos últimos anos, tem crescido o número de ações, iniciativas e reflexões no campo literário e da leitura. Festivais, eventos, feiras literárias, políticas públicas, campanhas da sociedade civil, debates em torno da inserção das novas mídias, do livro digital e da literatura na Internet. Essa efervescência reflete, por um lado, a consolidação de uma demanda social em torno da importância da leitura e da literatura na formação de nossos cidadãos, e por outro, demonstra certa inquietação no meio literário, diante da inserção gradativa de novas práticas de leitura e escrita, advindas principalmente do crescimento da cultura digital.

Este seminário tem como proposta refletir sobre essas transformações que afetam o mundo da leitura e da escrita e os desafios que elas colocam para a formação de leitores, buscando trazer subsídios e ferramentas para ampliar, quantitativa e qualitativamente, as ações e iniciativas.
Ao colocar em pauta a formação de leitores, o Sesc retoma também a questão da importância da literatura na formação humana. A literatura enquanto direito social, porque representa o elemento de poesia e ficção a que todo ser humano tem direito; como forma de expressão e de conhecimento; como instrumento de educação e instrução, mas também portadora do imprevisto, de significações e sentidos, que se constroem diferentemente em cada leitor.
Realização: SESC São Paulo.

Informações: SESC Santos (Central de Atendimento)

Rua Conselheiro Ribas, 136

Tel.: (13) 3278-9800 

seminario@santos.sescp.org.br

Terça a sexta, 10h às 21h30 / Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30

Sobre os palestrantes


Alex Dias - ator, poeta e produtor cultural.
Ana Claudia da Silva - doutora em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara, desenvolve pesquisa acadêmica sobre a obra do escritor moçambicano Mia Couto. Mestre na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela USP e também especialista em Fundamentos da Leitura Crítica da Literatura, pela UNESP/Araraquara. Atuou também na área de Coordenação de Projetos em Educação a Distância, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Arthur Nestrovski - Formado em música pela Universidade de York (Inglaterra) e doutor em literatura e música pela Universidade de Iowa (EUA). Atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Cibele Fernandes de Oliveira - graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005). Especialização em livros raros e antigos pela Universidad Complutense de Madri. Atualmente é bibliotecária da Universidade Santa Cecília atuando principalmente na área de gerência de bibliotecas universitárias com ênfase em marketing cultural.
Cilza Bignotto - doutora em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Trabalha como professora de Língua Portuguesa nas Faculdades de Campinas (Facamp) e de Literatura Brasileira no Centro Regional de Ensino Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal). É co-autora das publicações Vocês, eles, nós leitores na sala de aula; Monteiro Lobato livro a livro, vencedor dos prêmios Jabuti de Melhor livro de Teoria Literária e Melhor livro de não-ficção de 2009; e Crônica na sala de aula.
Clarice Schcolnic - formada em Arte- Educação, com especialização em Teatro. Fundadora e coordenadora do Movimento Hora do Conto, organiza grupos de estudo, saraus, cursos, seminários, viagens para conhecer contadores regionais, além de inúmeras apresentações, sempre com o objetivo de gerar multiplicadores desta arte milenar. Em 2008 lançou o livro "Contadores de Histórias - Sobre a Arte da Narrativa".
Conceição Dante - coordenadora do Programa Nacional de Incentivo a Leitura (Proler) da Baixada Santista desde 1996. É Graduada em Biologia e Pedagogia e Pós-Graduada em Metodologia para o Ensino Superior, pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
Daniel Munduruku - escritor, com trinta e sete livros publicados, entre os quais O Homem Que Roubava Horas e O Karaiba - uma História do Pré-Brasil. Graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutorando em Educação da Universidade de São Paulo e diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (INBRAPI). É Membro da Academia de Letras de Lorena.
Edmir Perrotti - mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola da Comunicações e Artes/USP. É docente da Escola de Comunicaçãoes e Artes da USP, onde ministra as disciplinas Infoeducação: acesso e apropriação de informação na contemporaneidade e Políticas públicas em comunicação e leitura. Pesquisador com ênfase nos seguintes temas: infoeducação, dispositivos informacionais, saberes informacionais, redes culturais, metodologia colaborativa, leitura; literatura infantil e juvenil.

Felipe Lindoso - graduado em antropologia pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, Peru, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRJ. É jornalista e foi sócio-fundador e diretor da Editora Marco Zero, de 1980 a 1998. Publicou o livro O Brasil pode ser um país de leitores? Foi assessor da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e consultor da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, organizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL). Atualmente, dedica-se a projetos e iniciativas na área do livro e leitura.
Fernanda de Almeida Prado - psicóloga e psicanalista, estudou Mitologia, Filosofia e Literatura. Graduada em Psicologia pela UNESP e especializada em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae. Além de seu trabalho como psicanalista, atua também como produtora cultura, organizando saraus, oficinas e cursos livres em centros culturais e bibliotecas.
Fernando Vilela - - artista plástico, autor, ilustrador e professor, possui graduação em Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas e Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo. Como artista plástico desenvolve pesquisa e trabalhos em gravura, escultura, instalação e ilustração. Autor e ilustrador premiado no Brasil (Prêmio Jabuti 2007) e no exterior (Bologna Ragazzi Award 2007) pelo seu livro Lampião e Lancelote. Realiza exposições do seu trabalho artístico e ministra cursos, palestras e workshops.
José Miguel Wisnik - mestre e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Entre seus livros publicados está Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil. Também é músico e compositor.
José Roberto da Silva - pedagogo. Mediador e multiplicador de leitura formado pelo Projeto Mudando a História. Há 8 anos participa da formação e acompanhamento de educadores e jovens em vários projetos de leitura em organizações sociais e escolas públicas. A Cor da Letra - Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Leitura e Literatura - desenvolve projetos nas áreas de cultura, educação e saúde, focando particularmente a população de jovens e crianças.

Madô Martins - jornalista e escritora. É cronista colaboradora do jornal A Tribuna, de Santos/SP, que publica seus textos aos domingos, no caderno Galeria. Possui oito livros publicados, entre eles: Doce Destino, de poesias; Uma vez em 2284 e outras histórias planetárias, de contos e Vôo de Borboleta, seu livro de crônicas.

Márcia Wada - mestre em Educação, Pedagoga, Psicóloga clínica. Coordenadora e assessora de projetos sociais e educacionais na A Cor da Letra - Centro de Estudos em Leitura, Literatura e Juventude - em diferentes espaços como: escola pública, organização não-governamental e empresas privadas no território brasileiro. Tem especialização no trabalho com adolescentes e jovens; nos últimos anos tem se dedicado ao estudo de D.W. Winnicott. Autora do livro Juventude e Leitura.
Maria Angélica Beraldo Suzuki - graduada em Letras pela Universidade Católica de Santos e em Biblioteconomia pela Faculdade Integradas Teresa Dávila. Possui experiência em revitalização das Bibliotecas Municipais de Santos. Atualmente atua como bibliotecária na Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista -Fatec/BS.
Nelson de Oliveira - escritor e pesquisador. Possui graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha no mercado editorial, como consultor editorial e comercial da LGE Editora. Coordena oficinas de criação literária. É organizador dos livros Blablablogue – crônicas e confissões e Geração 90 – Os transgressores, entre outros.

Regina Machado - possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Educational Theater - New York University e Doutorado em Arte e Educação pela USP. Atualmente é professora livre-docente pela Universidade de São Paulo. Orienta junto a Pós-Graduação no Programa de Artes Visuais na área de concentração Teoria, Ensino e aprendizagem da Arte no Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Pesquisadora de narrativas de tradição oral e contadora de estórias desde 1980.

Valdirene Gomes - coordena a programação das Bibliotecas Temáticas em Meio Ambiente (Raul Bopp) e Cultura Popular (Belmonte) da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas da Cidade de São Paulo. Graduada em Ciências Sociais pela UNESP, pós-graduada em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi. Idealizadora e coordenadora do Projeto Tecendo Nossa História desde 2002. Organizou o 2º Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas: ações de leitura, bibliotecas e comunidades, realizado em abril de 2010 no Centro Cultural São Paulo.

Wladyr Nader - jornalista, escritor. É professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona, entre outras disciplinas, Introdução ao Jornalismo e os cursos de Jornalismo e Cinema e Literatura e Cinema. Criador da Vertente Editora, voltada basicamente para a literatura e as ciências sociais, fundou e editou, na década de 70, as revistas “Escrita”, “Escrita-Ensaio” e “Escrita-Livro”. É autor de nove livros de ficção, o último dos quais A Vida É Sempre Assim Às Vezes, romance lançado em 2009.
























http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=6553&ParamEnd=8

Nenhum comentário: