Griot Hassane Kouyaté no SESC Ipiranga em maio




De 17 a 22 de maio, o contador de histórias, ator, músico, dançarino e diretor de teatro Hassane Kouyaté, filho do griot e ator Sotigui Kouyaté, compartilha sua experiência com grupo de atores selecionados e também com o público no palco do SESC Ipiranga.



Nascido no Burkina Faso, na África, Hassane Kassi Kouyaté teve sua aprendizagem dentro de uma família de griots, sendo estes os "senhores da palavra" e responsáveis por transmitirem a genealogia do continente africano para o povo. Ainda hoje eles atuam no equilíbrio da sociedade, são mediadores entre famílias e casais e com a palavra vivem de louvores que endereçam aos poderosos, das narrações históricas que declamam nas festas, dos contos morais que contam ou cantam por ocasião das cerimônias em que participam ou dos serviços que oferecem quando intervêm em conflitos.

Hassane atuou em várias companhias africanas e tem atuado em vários teatros europeus, como diretor de companhias e ator de seus projetos e como convidado. Atualmente é diretor artístico da companhia Dois Tempos Três Movimentos, em Paris.
 
Do dia 17 a 21 de maio, Hassane conduz oficina no SESC Ipiranga explorando práticas coletivas e individuais em trabalho com o texto Rei Lear, de Shakespeare. Nos encontros, o griot lida com a arte de narrar e com o aprofundamento da escuta, das relações entre tempo, ritmo e palavra, corpo e palavra, cena e público. Destinada a atores com experiência comprovada, as inscrições estão abertas até 1º/5.
Para quem quer tomar contato com a arte de Hassane Kouyaté, no dia 18 de maio acontece o Encontro com o griot, com abordagem sobre tradição e a vida em Paris e em bobo Dioulasso, no Burkina Faso – onde dirige a Casa da Palavra, Centro Regional das Artes da Narrativa e da Literatura Oral. No dia 22 de maio é a vez do griot demonstrar a arte da narrativa em espetáculos. Os encontros, com tradução consecutiva, são gratuitos com retirada de ingressos até o dia 10/5.

SESC Ipiranga | R. Bom Pastor, 822- tel.: 3340-2000
Grátis - livre para todos os públicos
Para saber mais: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/subindex.cfm?Paramend=1&IDCategoria=7053

Nenhum comentário: