Revoluções e Direitos Humanos: Educação revoluções e seus direitos

O curso Revoluções e Direitos Humanos: Educação revoluções e seus direitos pretende abordar temas cruciais da chamada "crise da modernidade". Entre eles, os meios para assegurar os direitos humanos num ambiente em que as decisões são cada vez mais influenciadas por interesses particularistas e imediatos, em detrimento de valores universais de proteção do ser humano. Pretende também levantar críticas à necessidade de controle dos Estados sobre a vida dos cidadãos; o esvaziamento da democracia e, ao mesmo tempo, a possibilidade de reinventá-la.

Seu eixo serão as exposições do Prof. Costas Douzinas, diretor de humanidades do Birkbeck College – Universidade de Londres – e autor de livros provocativos como O Fim dos Direitos Humanos. Para cada um dos dias do curso serão convidados, para aprofundar o debate, intelectuais e ativistas especializados no assunto, como o Prof. Alysson Mascaro, a Profa. Olgária Matos, o Prof. José Sérgio Carvalho; o Dep. Federal Paulo Teixeira, entre outros.

Os temas estão organizados em quatro encontros, de forma a explorar o debate entre perspectivas educacionais, jurídicas, culturais, filosóficas, políticas e históricas. Tarefa importante, já que as demandas da atualidade sobre os direitos humanos não exigem apenas uma aplicação de seus princípios, mas uma reelaboração de seus significados num mundo em que questões ecológicas, científicas econômicas desafiam a configuração deste instrumento político.

De 5 a 8/4, SESC Pinheiros
http://www.revolucoes.org.br/inscricoes-curso

Nenhum comentário: