"Atotô, Obaluaê"

Teatro da FSP USP mostra a saúde através do orixá Obaluaê

Fazer uma reflexão poética e teatral sobre os temas da área da Saúde que, desde tempos imemoriais, se apresentam aos homens e povoam seus sonhos, seus medos e anseios é o objetivo do Grupo de Teatro da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, composto por alunos e funcionários da mesma, que encenará o Espetáculo Teatral "Atotô, Obaluaê".
A peça faz uma abordagem contemporânea de cinco lendas da cultura afro-brasileira que contam a história de Obaluaê , o orixá da saúde e das doenças.
O Grupo pesquisou as lendas sobre os Orixás , (segundo a cultura africana, seres divinizados que em vida estabeleceram vínculos que lhes garantiam um controle sobre certas forças da natureza, como o vento, a água salgada, por exemplo ou a possibilidade de poder exercer atividades como a caça, o trabalho com metais, etc.), e por ser um grupo que pertence a uma comunidade que trabalha, pesquisa e estuda a saúde, optou pelo Orixá Obaluaê como tema da peça, pela sua relação com a saúde e a doença, os seus poderes de cura e o seu trânsito entre os vivos e os mortos, evidenciando a essa relação que o homem tem com a saúde e com a doença desde os primórdios e que está refletida em suas religiões, sua cultura e seus medos.
O grupo não enfoca o lado religioso e sim o cultural e faz uma releitura com os olhos da atualidade sobre o tema. Segundo Maurício Perussi - Diretor do Grupo, "A idéia não foi ser fiel ao culto africano, mas usar as lendas apenas como matriz, como tema e fazermos uma atualização, uma releitura. Como se fosse uma visão de Obaluaê São Paulo 2009."
"A idéia é que assistindo nossa peça sobre Obaluaê, as pessoas tenham uma outra leitura sobre o enfoque da saúde e doença na cultura africana. A peça tenta mostrar que a doença e a cura sempre foram preocupações para o homem. As lendas que utilizamos para fazer o espetáculo, são lendas muito antigas, milenares, que vem da África, através de uma cultura oral e mostra como desde essa época, o homem lidava com sua relação saúde/doença/cura e com seus medos, etc.", afirma Maurício.
Teatro como forma de melhor falar em público
Alunos e pesquisadores da FSP/USP que sempre tem que lidar com a exposição em suas atividades cotidianas, seja apresentando trabalhos em Congressos, Seminários e eventos, seja dando aulas ou seja participando de reuniões e debates, tendo sempre que se expor em público, podem contar agora com os recursos do teatro para desenvolver suas habilidades de "falar em público". O Grupo de Teatro da FSP/USP foi criado em 2007 por iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx.) da Faculdade, com ajuda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP que indicou o Diretor teatral Maurício Perussi, para montar o grupo. O objetivo era possibilitar lazer, cultura, entretenimento e desenvolvimento pessoal a docentes, funcionários e alunos. O Grupo foi criado mais com a preocupação de ensinar os princípios básicos da arte teatral aos participantes, mas com o tempo, surgiu a necessidade da montagem de um espetáculo, finalizando as atividades de ano do grupo, para proporcionar experiência de cena aos atores. Sendo assim, no primeiro ano foi montada uma esquete teatral sobre ex-professores da Faculdade, homenageados dando seus nomes as salas de aula da Faculdade.
O grupo é aberto a participação de todo e qualquer interessando, mas como é novo, ainda é um grupo pequeno, composto por uma funcionária médica do Centro de Saúde da FSP/USP, duas alunas e um aluno do primeiro ano do Curso de Graduação em Nutrição e três alunas do quinto ano do mesmo Curso, além do Diretor, que acaba de se formar na ECA;/USP como Diretor Teatral. A maioria procurou o grupo como uma opção de lazer, entretenimento, socialização, desinibição e uma forma de se trabalhar com o corpo. Para a médica e integrante do grupo, Dra. Vera Shirley "Estou no grupo por ser uma atividade bastante diferente da do atendimento médico. Uma atividade de lazer, de cultura, de entrosamento e também para trabalhar a desinibição, a postura de voz, o falar em público. Achei interessante. Melhor do que uma psicoterapia", afirma. Já para a aluna Érica, "o teatro tem várias coisas que me chamam muito a atenção, não só por gostar muito, mas também a questão corporal e isso tem muito a ver com a saúde, pois acho que trabalhamos pouco o corpo, o toque, entre estudantes da área de saúde, inclusive os profissionais da saúde."
Serviço:
Peça: Atotô, Obaluayê!
Grupo: Grupo de Teatro da FSP/USP
Datas e horários das apresentações: Dias 09/12 e 11/12 às 12h e às 17h.
Local: FSP/USP – Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira Cesar - Anfiteatro João Yunes. (Próximo ao Metrô Clínicas)
Gratuito e aberto a qualquer interessado
informações com Maurício Perussi - Diretor do Grupo, pelo e-mail: mauricio_perussi@hotmail.com

Nenhum comentário: