"PRODUZINDO HISTÓRIAS PARA TODOS OS SENTIDOS"

Adaptação e Contação de histórias de forma inclusiva

A UMAPAZ oferece, nos dias 18 e 25 de setembro, o curso "PRODUZINDO HISTÓRIAS PARA TODOS OS SENTIDOS", com o objetivo repensar as formas de contar histórias infantis, a fim de torná-las inclusivas e acessíveis universalmente.

Como contar uma história tendo no público pessoas surdas e pessoas cegas?

O curso propõe construir materiais que despertem os cinco sentidos e permitindo o uso de diversos canais de compreensão.

Metodologia: A primeira aula do curso contará com exposição teórica sobre as dificuldades reais e imaginárias apresentadas por crianças com diferentes tipos de deficiência para a compreensão das histórias infantis. Num segundo momento os alunos em grupo irão traçar estratégias para minimizar tais dificuldades. A segunda aula consistirá da preparação do material para a contação de histórias de maneira prática e no treino por parte dos alunos das estratégias para contar a história.

Facilitadora: Fernanda Araujo Cabral, psicóloga com atuação clínica e na área educacional. Experiência em lecionar em escolas especiais e prestação de consultoria de inclusão educacional em escolas regulares. Atualmente, é mestrando no programa de Educação: história, política e sociedade pela PUC, e docente da universidade FMU em São Paulo e atende clinicamente a crianças com dificuldades de aprendizagem e/ou com deficiência.

Publico focalizado: Educadores, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, artistas plásticos, pais de crianças com deficiência e pessoas interessadas no tema.

Coordenação: Márcia Amélia Moura - técnica da UMAPAZ
Data: 18 e 25 de setembro de 2009 - Horário: das 14h às 18h
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, portão 7-A - Parque do Ibirapuera
Número de vagas: 30 - HAVERÁ SELEÇÃO
Inscrições: enviar ficha de inscrição abaixo para o e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário: