Atores sociais locais trazem suas experiências com mapeamentos socioculturais

Encontro "Mapeamentos Socioculturais - território e diversidade" ocorre esta semana
Mapa da exclusão, do candomblé na Bahia, dos protagonistas sociais da zona sul de São Paulo. O território e a interrelação dele com os atores sociais e culturais vêm sendo cada vez mais o objeto de ação dos "mapeamentos socioculturais". Ao mesmo tempo, paradigma cartográfico sofre uma profunda transformação para abarcar modalidades e dar conta das novas tecnologias, bem como dos modos tradicionais de produção e difusão de conhecimento local. As iniciativas buscam ajudar a compreender a sociedade e a comunidade onde se vive, mas também são poderosos instrumentos de pressão para influenciar na formulação e implantação de políticas públicas.
Com o objetivo de ajudar na reflexão sobre o papel desses mapeamentos na construção da diversidade cultural do território, e em especial para a efetivação de políticas públicas, o encontro internacional "Mapeamentos Socioculturais - território e diversidade" acontece nos dias 28 a 30 de setembro, em São Paulo. O evento, voltado a lideranças, pesquisadora e agentes culturais locais, é promovido pelo Instituto Pólis, pelo Centro de Cultura da Espanha de São Paulo e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. O encontro contará com convidados estrangeiros, como o geógrafo peruano Pedro Tipula, do Instituto del Bien Común, a urbanista catalã Marta Ricart i Masip, professora da Facultade de Bellas Artes, a jornalista espanhola Ana Tomé, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, entre outros.
Entre os especialistas do Pólis que participam do evento estão o poeta e coordenador da área de Desenvolvimento Cultura, Hamilton Faria, e Valmir de Souza, também da equipe de cultura. Ambos estão envolvidos diretamente na organização. Além deles, o coordenador da equipe de Urbanismo do Pólis, Renato Cymbalista, e Ana Paula do Val, técnica do Pólis no projeto de Mapeamento Sociocultural da Zona Sul, serão comentadores de duas mesas de debates no evento. Também do Pólis, a coordenadora do Projeto de Fortalecimento e Articulação das Entidades do Grajaú (SP) e Luis Eduardo Tavares, que atua no projeto Cartovideografia Sociocultural da Cidade Tiradentes, irão expor suas experiências de trabalho no Instituto Pólis. Para obter mais informações e a programação completa do evento, acesse o blog do evento que já está no ar e será abastecido durante o encontro.

Fonte: http://www.polis.org.br/noticias_interna.asp?codigo=879

Nenhum comentário: