Inscrições abertas para o 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil 2010

A partir hoje, dia 3 de setembro, estão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. Os interessados podem apresentar originais inéditos que se encaixem em uma das quatro séries da coleção Barco a Vapor: leitor iniciante (6 e 7 anos), em processo (8 e 9 anos), fluente (10 e 11 anos) e crítico (12 e 13 anos). O período de inscrição vai até o dia 19 de fevereiro de 2010.

Além da publicação do livro, o vencedor recebe, no ato da assinatura do contrato de edição, R$ 30 mil como adiantamento de direitos autorais. Edições SM também poderá contratar originais inscritos e recomendados pelo júri, nos seis meses subseqüentes à nomeação do vencedor.

O Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil é promovido pela Fundação SM e se propõe a estimular a produção literária nacional e a promover a leitura entre crianças e jovens a partir de 6 anos. Tem como objetivo, portanto, revelar e valorizar o trabalho de novos autores e histórias que irão integrar o catálogo de editado por Edições SM, pautado na qualidade literária, e na capacitação do ser humano a exercer sua cidadania, a compreender o mundo e a ser feliz.

Na noite desta quinta-feira, 3 de setembro, também será conhecido o vencedor da quinta edição do Prêmio Barco a Vapor, em cerimônia que acontece no Itaú Cultural, a partir das 19h. Em 2008, o ganhador foi o escritor e jornalista mineiro Délcio Teobaldo com Pivetim, romance sobre o cotidiano dos meninos de rua. Cheio de agruras e sofrimentos, o relato do garoto mostra sua dura realidade: a violência urbana, a fome e o desamparo. Diante desses obstáculos, os meninos são obrigados a elaborar estratégias de sobrevivência, com regras e leis próprias.

Nas edições anteriores, foram premiados Flávio Carneiro, com A distância das coisas, (2007), Gláucia Lewicki, com Era mais uma vez outra vez (2006), e Caio Riter, com o título O Rapaz que não era de Liverpool (2005).

Na Espanha, país de origem do Grupo SM, o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil completou 30 anos em 2008. Ele existe em todos os países em que o grupo atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. O prêmio contribui na composição da coleção Barco a Vapor, que já se tornou a maior do mundo para o público infantil e juvenil: centenas de livros de autores de todo o mundo, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura nos jovens leitores ibero-americanos.

Informações sobre os ganhadores das edições anteriores do Prêmio Barco a Vapor, consulte: www.edicoesm.com.br

Nenhum comentário: