Oficina de Histórias Contadas com Origamis de Animais

02 e 09 de outubro de 2009, das 9h às 12h

A UMAPAZ oferece a Oficina de Histórias Contadas com Origamis, aberta a educadores, educadores ambientais, contadores de histórias e interessados em geral.

Há mais por trás do origami do que os barquinhos, aviões e balões que todos dobram para se divertir. O origami é uma arte, capaz de contribuir na socialização, adequada para grupos intergeracionais e que pode ser inserida em atividades orientadas por arte-educadores e educadores ambientais. Também crianças, em processo de aprendizagem, podem praticá-la e exercitar a paciência e a concentração.

Presentes em todas as culturas, os animais estão em diversas histórias infantis ocidentais e orientais e, podem ser entendidos também como uma forma de apresentar as verdades de maneira indireta.

Objetivos

Sensibilizar e capacitar educadores ambientais e arte-educadores para a introdução do origami na contação de histórias com temas socioambientais.
Estimular a elaboração de dinâmicas e conteúdos que possam ser aplicados em atividades lúdicas, educacionais ou cênicas que possibilitem refletir sobre as relações na comunidade da vida.

Facilitadora: Irene Tanabe é contadora de histórias com origamis, tem formação em Comunicação Social e em Arte e Educação. Participante em exposições coletivas de origamis, como a 1ª Exposição Internacional de Origamis de São Paulo e o Origami Peace Tree International do Rio de Janeiro e da cidade de Iasi, na Romênia. Ministra oficinas e workshops sobre a aplicação desse recurso nas narrativas em instituições particulares e públicas.
Metodologia: As aulas serão práticas envolvendo aprendizado do origami, confecção e introdução dos origamis de animais nas histórias e criação de histórias em grupo.

Coordenação: Márcia Amélia Moura - técnica da UMAPAZ
Data: 02 e 09 de outubro de 2009 - Horário: das 9h00 às 12h00
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, portão 7-A - Parque Ibirapuera
Número de vagas: 25 - HAVERÁ SELEÇÃO conforme público focalizado e respostas às questões, dentre os 60 primeiros inscritos.
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Gratuito

Nenhum comentário: