Espetáculo une história, teatro e dança na Casa da Dona Yayá

Que tal aprender um pouco da história da cidade São Paulo, in loco, e de uma forma diferente? Com uma proposta criativa e horários alternativos, a peça Olhares sobre a Yayá, montagem do grupo História do Brasil em Cena, estréia nos dias 25 e 26 de julho, em São Paulo.

Mas não espere ficar sentado na frente de um palco, pois para saber mais sobre a vida de Sebastiana de Mello Freire, também conhecida como Dona Yayá, o público terá de se deslocar por todos os cômodos da casa em que ela viveu, onde os artistas contarão sua história.

O espetáculo teatro-dança acontecerá na Casa da Dona Yayá, um antigo casarão no bairro do Bixiga transformado em espaço cultural e sede do Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão ligado à Universidade de São Paulo (USP).

Considerada incapaz de gerir sua fortuna, por sofrer das faculdades mentais, Yayá viveu entre os anos 1920 e 1960 no casarão de sua propriedade, uma espécie de chácara manicômio, sempre vigiada pela família, agregados e médicos.

Segundo estudos realizados pelo CPC-USP, a Casa da Dona Yayá é um dos mais antigos chalés de tijolo construídos no final do século XIX no bairro do Bixiga, e apresenta mais de um século de técnicas de construção aplicadas às residências paulistas.

Olhares sobre a Yayá é um espetáculo que relata não só as práticas sociais de uma época, mas também as transformações arquitetônicas que marcaram a São Paulo do século passado.

Com entrada franca, a peça ficará em cartaz até outubro, sempre no último fim de semana de cada mês. O espaço tem capacidade para apenas 20 pessoas, portanto é necessário chegar mais cedo para garantir um lugar.

Grupo História do Brasil em Cena

Formado em 2007 por pessoas interessadas em promover uma reflexão sobre as histórias do Brasil, a partir de espetáculos de teatro-dança, o grupo é composto por artistas das mais diversas linguagens, como bailarinos, atores, artistas cômicos, cantores e instrumentistas. O ponto em comum entre eles, além do amor pela arte, é a atuação como professores ou educadores.

Todos os trabalhos são realizados em patrimônios históricos tombados e edificados e têm o próprio local como cenário. O primeiro espetáculo do grupo aconteceu em janeiro de 2007, na Aldeia de Carapicuíba, patrimônio histórico que fica nas redondezas de São Paulo. Com o título São Paulo Século XVII, a peça contou a história do lugar, de onde saiam as famosas expedições bandeiristas do Brasil.


Serviço
Casa da Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista
São Paulo – SP
Fone: 11 3106-3562
Capacidade: 20 pessoas

Datas espetáculo Olhares sobre a Yayá: 25 e 26 de julho (estréia), 29 e 30 de agosto, 26 e 27 de setembro e 24 e 25 de outubro.
Direção: Carlos Freitas
Sábados: 15h
Domingos: 11h
Duração: 90 minutos
Entrada franca
Classificação: Livre

Nenhum comentário: