PROGRAMAÇÃO DA BELMONTE - JUNHO-2010

Olá !
Você já conhece a Biblioteca  Belmonte, que fica na Zona Sul de SP   ?  É um espaço que tem investido na contação de histórias, dentre outras atividades, e disponibilizado programação gratuita, confira:

PROJETO “CONTA COMIGO”: apresentado pela Coordenadoria Regional Sul, que promove um núcleo de estudos sobre a arte de contar histórias, envolvendo contadores da rede da zona sul de Bibliotecas e formandos em Pedagogia e Letras da UNIÍTALO. Coordenação:Profa. Ivani Magalhães e Contadora Andréa de Sousa. Dias: 08, 15, 17, 22, 23, 24, 30/06, horários, locais e agendamentos, pelo telefone 5687-0408 com Andréa Sousa.
Dias 01 e 22/06 às 15h - TEATRO - O RATO ROEU A ROUPA DO REI RICARDO: Adaptação do conto A Roupa Nova do Imperador, de Hans Christian Andersen. Elenco da Trupe di Cinco: Alexandre, Edson e Léo. Texto e direção: Paulo Bueno. Público infanto-juvenil.
Dias 08 e 29/06 às 15h - TEATRO - A CAIXINHA DE MÚSICA - Adaptação do conto O Criador de Porcos, de Hans Christian Andersen. O espetáculo conta a história de uma princesa que só pensava em presentinhos. Elenco da Trupe di Cinco: Karin, Marcella,Thiago e André. Texto e direção: Paulo Bueno. Público infanto-juvenil.
Dias 08 e 22/06 às 14h. OFICINA DE BRINCADEIRAS E DANÇAS DA TRADIÇÃO POPULAR BRASILEIRA: Com Elizabeth Menezes, intérprete, criadora e educadora especializada na Arte do Movimento. A oficina vai explorar temas relacionados ao contexto da congada e os espaços da dança com o lúdico do corpo em movimento. O aquecimento do corpo será realizado com foco nas articulações, brincadeiras de mão, traçar e pular amarelinhas no chão e dançar congada com improvisação de bastões.
Dias 10/06 – 10h e 17/06 às 14h30 – CONTOS CASCUDOS – A contadora de histórias Andréa de Sousa recebe crianças de 8 a 11 anos para sessões de contos divertidos, advinhas e estórias de enrolar, coletados por Câmara Cascudo. Dias 04/05 e 18/05 às 10h e Prévio agendamento , com Andréa de Sousa

Dia 10/06 das 08h às 17h - I ENCONTRO REGIONAL DOS FÓRUNS DA REGIÃO SUL – “Os idosos em tempo de mudança” O Fórum do Idoso de Santo Amaro – FISA onde serão discutidos o tema Políticas Públicas bem como debates sobre temas de relevância para a região de Santo Amaro. Balanço das ações no atendimento ao idoso assistência social, saúde, segurança, transporte, esporte e lazer, cultura e previdência social.
Dia 12/06 sáb-das 10 às 17h- IV ARRAIAL LITERÁRIO ”LAMPIÃO E MARIA BONITA –Um namoro arretado”
No estacionamento da biblioteca, uma celebração dos folguedos e ritos juninos compõe um instigante arraial literário; nessa edição e em uma referência ao dia dos namorados, todas as manifestações apresentadas abordarão aspectos dos famosos casais: Lampião e Maria Bonita e Corisco e Dadá. Premio para melhor dupla de Lampião e Maria Bonita (inscreva-se na biblioteca). Encerramento às 15h com a dupla Peneira e Sonhador.
Dia 15/06 às 14h: CAPELINHA DE MELÃO – Espetáculo dramatúrgico/musical que redesenha o lugar imaginário dos pequenos autos pastoris e festas que celebram a fartura e a colheita. As cantigas tradicionais e as composições do grupo, ao som de viola caipira, acordeon, flauta transversal e caixa de folia promovem um diálogo entre o passado e o presente, assim como os adereços e adornos que transitam pelo espaço incorporando figuras ancestrais, como o artesão, o pastor e o narrador. Cia. Tempo de Brincar. Direção: Elaine Buzato e Valter Silva.

Dia 18/06 às 18h - PALESTRA-SHOW E LANÇAMENTO DE LIVRO COM LUIZ WILSON - O apresentador do programa Pintando o Sete & Vidas e Repentistas, cantor, escritor e palestrante receberá o público para uma palestra-show, focada nas etapas de venda, desde a pré-abordagem do cliente até o pós-venda. Inédita na história do comércio pois desenvolve profissionais através da literatura de cordel e da cultura popular, visa informar e orientar sobre o atendimento diferenciado, disciplina do profissional com comprometimento para alcançar metas. Na ocasião será lançado seu livro Vendendo e aprendendo em cordel - no Auditório Kiyomi Oba
Dia 19/06 sábado às 16h – SHOW ANOS 60, 70 e 80... O REVIVAL! - Edinho, Anderson, Davi e Luiz, musicistas que integram o grupo: MAISON 3, de Itapecerica da Serra, e pesquisam trajetórias de grandes nomes da música pop nacional e internacional, apresentam repertório especialmente escolhido que marcou os anos 60, 70 e 80.
Dia 24/06, às 19h – II Encontro de Escritores Cordelistas - Encontro do público com os poetas cordelistas Marco Haurélio e Moreira de Acopiara e suas construções literárias e que tem como pano de fundo: o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina
Dia 26/06, sábado das 10h às 12h - AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS - Vivências e dinâmicas voltadas para apreciadores e interessados na arte de contar histórias. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação.


PROGRAMAÇÃO FIXA

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES. Exposição composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato à partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. Exposição permanente no saguão da Biblioteca – 2ª. a 6ª.das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h.
OFICINA DE XILOGRAVURA - Oficina que trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística estreitamente ligada à literatura de cordel. Ministrada pelo artista Valter Eduardo, autor de diversos folhetos e capas de livros , expositor. A oficina oferece aulas teóricas e práticas. Para maiores de 14 anos. Quartas das 14h às 17h.


OFICINA DE QUADRINHOS EM XILOGRAVURA – Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas. Sábados 9h30 às 12h30.
MÚSICA VOCACIONAL–Iniciação musical/ instrumental. Para público acima de 14 anos. 2as. e 4as.-13h30 às 16h30

TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador e Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas. Sextas das 13h30 às 16h30 e Teatro para jovens à partir de 14 anos. Todos os sábados, das 12h45 às 15h45


RODA DE LEITURA - Vivências e dinâmicas de leitura, para crianças do PIC (Programa Intensivo de Ciclo) de escolas estaduais. Parceria com a Fundação Dixtal e Escola Estadual Paulo Eiró. Agendamento com Andréa Sousa pelo telefone 5687-0408 - Quartas das 9h às 10h30

Dia 05/06 - Sábado às 10h - NATUREZA ENCANTADA – Contação de Histórias que valorizam a natureza e despertam consciência ecológica são narradas pela contadora da Biblioteca Belmonte Andréa Sousa, para público de todas as idades. Todos os sábados, no Parque Severo Gomes, rua Pires de Oliveira nº 356 – Granja Julieta
Dia 24/06 – Quinta às 14h - ESPAÇO GOURMET - DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL - A sala de contação de histórias da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto, participante de programas de letramento, para uma instigante degustação literária, onde são servidas declamações de cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Essa ação privilegia a interatividade, valoriza os saberes do povo e aguça o apetite para a cultura popular. Nessa edição especial de São João, os chefs convidados são o ator Sabino Lopes e o sanfoneiro Escurinho do Acordeon. Toda última 5ª.feira do mês.
Dia 26/06 - sábado das 15h às 20h - SARAU SERTANEJO – Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee.
VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.

BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE - CULTURA POPULAR

Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro – tel. 5687-0408 - Próx. à Pça. Floriano Peixoto
Email: bmbelmonte@yahoo.com.br - bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

Nenhum comentário: