"Folclore x Cultura Popular"

O Autor na Praça participa da nova edição da Pílula de Cultura Feira Preta
edição especial "Folclore x Cultura Popular"

"A Casa das Caldeiras se prepara para receber os mitos, contos, causos e lendas da tradicional cultura brasileira"

No dia 02 de Agosto a Casa das Caldeiras receberá uma edição especial das Pílulas de Cultura Feira Preta dedicada ao Folclore e Cultura popular. Será um dia para pensar e refletir sobre as lendas, os mitos, crendices, a cultura contada e feita pelo povo. Esta edição reserva um bate-papo sobre a temática abordada, além de intervenções artísticas, exibição de filmes, exposições de artesanato e literatura. A apresentação do evento fica por conta do Max DMN.
A roda de conversa que terá como tema Folclore X Cultura Popular, trará um debate sobre as diferenças entre essas formas de ver a cultura de raíz, além da reflexão sobre a importância da preservação do Folclore Brasileiro ou da pulsação da Cultura Popular Brasileira. Para isso a professora Fabiana Amaral, Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, o jornalista Mouzar Benedito membro da Sociedade dos Observadores do Saci (Sosaci) e o produtor cultural Edson Lima que há dez anos realiza "O Autor na Praça" trarão, através de suas experiências, a beleza e importância dos projetos e pesquisas que desenvolvem.
grupo Kangoma fará uma intervenção musical que traz a mistura do som da música de raiz com uma interpretação contemporânea. Essa mistura abrange a música erudita, a música de raiz brasileira, entre elas os côcos nordestinos, os jongos, congadas, bois, cantos de louvação indígenas e o swing da música negra mundial.
Será montado ainda o "Espaço Plínio Marcos", tradicional da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, que trará uma atividade cultural literária nos moldes de "O Autor na Praça", o trabalho realizado pela Sosaci (www.sosaci.org), a cultura popular manifestada na arte de Jurandyr de Freitas Júnior. Além de Oficinas de Maculelê com Josoel Vitalino do grupo Malungo, de Dança Afro com Solange Aparecida e de Contação de Histórias com Elis Regina.
Não poderia faltar a exibição de documentários que contemplem a temática e, desta vez, Povo de Santo da ONG Omi-Dùdú - Resgate e Preservação da Cultura Afro-brasileira; Nego Fugido da TVE-Bahia e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e Festa da Nossa Senhora da Boa Morte do Instituto Cultural Afro-brasileiro - Identidade Brasil irão compor uma narrativa da cultura popular afro-brasileira. O evento conta ainda com a presença dos expositores da Feira Cultural Preta.

Serviço: Pílulas de Cultura Feira Preta Edição Especial "Folclore X Cultura Popular"
02 de Agosto de 2009 - 16h às 21h - Entrada Franca
Local: Casa das Caldeiras - Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Barra Funda

Realização: Pretamultimidia, Parceria: Casa das Caldeiras, e Apoios: ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e Governo de São Paulo, Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID, "O Autor na Praça" e CONE - Coordenadoria Especial do Negro de São Paulo
Pretainfo: (11) 3031-2374 / feirapreta@uol.com.br
www.feirapreta.com.br

Nenhum comentário: