José Saramago:a consistência dos sonhos




Para quem procura um programa cultural, O Instituto Tomie Ohtake oferece a mostra José Saramago:a consistência dos sonhos, gratuitamente.


Organizada e produzida pela Fundação César Manrique, com a colaboração da Fundação José Saramago, a exposição, patrocinada no país pela Mapfre, foi exibida anteriormente na ilhaLanzarote, nas Ilhas Canárias, e na capital portuguesa, no final de 2007 e em meados de 2008 respectivamente.


Com curadoria de Fernando Gómez Aguilera, diretor da FundaçãoCésar Manrique, José Saramago: a consistência dos sonhos, dedicada ao Prêmio Nobel de Literatura (1998), analisa obra e vida do escritor tanto da perspectiva de sua transcendência no mundo da literatura universal como de sua dimensão sociopolítica. Concebida por ocasião do 85º aniversário do autor de Ensaio sobre a Cegueira, a mostraé resultado de dois anos de intenso trabalho de investigação, não apenas desde o momento do reconhecimento internacional, a partir de 1982, mas também abordando períodos menos conhecidos de sua trajetória.


A exposição reúne em torno de 500 documentos originais, entre eles, poesias inéditas, e outros tantos digitalizados que são apresentados através de um desenho inovador que combina os recursos convencionais com os suportes digitais e audiovisuais, empregando mais de 50 monitores. O abundante material traz obras inéditas, manuscritos, notas pessoais, primeiras edições, traduções, fotografias, vídeos, gravações originais, etc, que traçam a vida literária do escritor, assim como exploram as chaves de seu imaginário.


Seguindo uma ordem cronológica, a mostra é pontuada por quatro instalações desenvolvidas por Charles Sandison especialmente para o projeto. Conhecido internacionalmente desde a sua participação na Bienal de Veneza em 2001, o artista escocês, que vive na Finlândia, a partir de programas de computador criados por ele e utilizados como suporte de sua obra, gera projeções sobre telas ou sobre as paredes (Jangada depedra, Todos os nomes, Manual de pintura e caligrafia e Hermes).


A mostra reúne ainda brasileiros, como Jorge Amado, Nélida Piñon e Caetano Veloso em fotos ao lado de Saramago e ressalta a sua amizade

Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88 - Pinheiros - Oeste.
Telefone: 2245-1900

Quando
De 29/11/08 a 15/fev/2009
Terça a domingo: 11h às 20h
Gratuito

Nenhum comentário: