É macumba ?


Encontramo-nos para uma reflexão sobre cura tradicional com africanos islâmicos. “O que faço não é macumba, meu trabalho religioso tem base em meditações do alcorão. As pessoas que não conhecem, acham que são iguais, mas não é, existem muitos segredos. Muitos lêem o alcorão e não sabem curar”, explica Abdul. Como ele, muitos outros que fazem rezas, mas o religioso afirma que o poder de cura é um dom, com graus que se diferenciam, dependendo da herança ancestral, da prática e do nível de estudo de cada “marabout”.

Para Abdul e Yahya, o dia 16/08 é uma data importante, favorável às orações e por isso estavam em jejum “O que é o jejum, apenas uma barriga vazia?” Indaga Yahya. “Nosso povo acredita que se você souber o que é passar fome, ao encontrar alguém dizendo que está com fome saberá entender exatamente o que ele está sentido, terá mais sensibilidade para socorrê-lo.

Assim como se estuda matemática, português, geometria, há que se reservar um tempo para dedicação ao estudo do alcorão, existem escolas corânicas com pessoas preparadas para esse tipo de ensino. “A idéia é decorar, recitar, até que tudo fique na cabeça. Nós não somos árabes, mas como o alcorão está em árabe, aprendemos o árabe para saber ler”, complementa Yahya

“Quando você cair, não olhe onde caiu, mas de onde partiu” provérbio muçulmano

Bem, agora abriremos espaço para que cada participante possa enviar o seu próprio relato e, como se fosse uma colcha de retalhos, possamos desvendar o novo universo que esse encontro despertou.

Nenhum comentário: