Curso de Contos Africanos e Árabes

O curso foi criado com o objetivo de estimular a leitura de contos de regiões pouco estudadas na escola, como a África e o Oriente Médio. A primeira experiência contou com o apoio do Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura, e foi desenvolvido para educadores e jovens da região do Jd. Ângela, em São Paulo.

Em todas as culturas podemos encontrar a presença da tradição oral, das histórias que, passadas de geração para geração, constituem importante mecanismo de preservação da memória, da história e da identidade dos povos. Essas histórias revelam modos de agir, pensar, viver, dramas cotidianos, sentimentos e angústias humanas.

É uma proposta que estimula jovens, educadores e interessados, a entrarem em contato com histórias que, muitas vezes, são mais próximas de sua realidade do que as presentes na literatura européia. Ao proporcionar o contato com histórias tradicionais, o curso contribui para que os participantes se apropriem da prática de ler e contar histórias.


Informações:
Tel: (11) 9251 9895
E-mail: : nyldarodriguez@uol.com.br , pauloili@uol.com.br

Organizadores:
Paulo Daniel Farah - Coordenador Geral - é professor doutor no programa de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autor de O Islã, Glossário de Termos Islâmicos e ABC do Mundo Árabe, entre outras obras, e BIBLIASPA - Biblioteca/Centro de Pesquisa América do Sul/Países Árabes.

Nilda Rodrigues - Coordenação Executiva – Jornalista, é consultora de Comunicação em organizações não governamentais e empresas, coordenou a Oficina de Jornalismo Experimental da ONG Papel Jornal, a organização do I Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental e editou a revista Com Ciência Ambiental, entre outros

Participação especial
Neide Almeida - Socióloga, mestre em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP. Trabalha há 20 anos com ensino de leitura e produção de textos, especialmente na formação de professores. Atualmente integra a equipe que coordena o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, atua como pesquisadora pelo Cenpec e desenvolve pesquisa autônoma sobre Literatura Negra


Orientadores Convidados
Álvaro Santos - Professor de Dança
Anicet Lopes Bakusha - Educador e contador de histórias
Cristiane Maia - Educadora licenciada em Letras
Cristina Rodrigues – Contadora de histórias, educadora
Flavia Nathalia – Professora de dança, estudante de letras
Giba Pedroza – Contador de histórias, escritor
Luciana Dias - Divulgadora, estudante de sociologia
Marlene Bergamo – Fotógrafa

Nenhum comentário: